MEMORIAL (2019)

   O conceito de uma biblioteca está comumente associado a um local reservado para estudos e pesquisas, repleta de livros e outras fontes de informação. Para este projeto, buscou-se expandir este conceito, tornando a biblioteca não somente atrativa para estudantes e pesquisadores, mas para a comunidade como um todo. 
    O local escolhido para a edificação localiza-se na esquina entre a Avenida Joaquim Duarte Moleirinho e a Rua Marino Paulichi. O terreno é extenso, mas possui uma área de preservação. Sendo assim, optou-se por utilizar um espaço triangular dentro deste terreno, evitando o desmatamento dessa área de preservação.
   Para a estrutura, optou-se pela escolha do aço como material principal. O aço possui algumas vantagens construtivas que foram importantes para sua adoção. Dentre elas, pode-se destacar a possibilidade de vãos maiores, gerando maior liberdade para o uso do espaço interno. Além disso, a possibilidade de seções mais esbeltas também contribui para o melhor aproveitamento do espaço da edificação. Aliado ao aço, os vidros estão presentes em quase todo o entorno da biblioteca, possibilitando uma visão externa ampla, visto que os módulos dos vidros das fachadas são amplos, com 2 ou 2,50 metros. Para não prejudicar a leitura e a conservação dos livros, brises metálicos protegem as janelas, impedindo também que a luz solar prejudique o estado de conservação dos materiais no interior da biblioteca.
O acesso principal se dá pela esquina das vias supracitadas. A partir dele, ao entrar na biblioteca, o usuário encontra-se em um hall de recepção, com uma mesa para recepcionista e alguns assentos para visitantes. O espaço junto à entrada possui diferentes usos. Um auditório para uso comum, tanto da biblioteca quanto da comunidade, é um dos diferenciais da edificação. 
    O acesso ao seu interior é pelo espaço interno da recepção (diferente do acesso à biblioteca e à sala de exposições), e existe uma saída de emergência, com destino para a rua lateral. Próximo ao auditório, localizam-se os banheiros do pavimento térreo, bem como uma café para atender os visitantes e usuários tanto da biblioteca como do auditório. Também próximo à entrada há um xerox para uso do público, e um guarda volumes para os usuários da biblioteca. 
    Além disso, ainda existem áreas administrativas da biblioteca com espaço exclusivo para os funcionários, em uma área mais reservado do público. O que mais chama atenção é a grande sala de exposições no térreo, um espaço nobre dentro da edificação, ademais possui uma ampla visão para a área de mata preservada. Nos seus entornos, existem 2 salas de multimídia, 6 salas de estudos amplas e separadas e, mais aos fundos, um espaço kids, com mesas e livros específicos para crianças. Algumas áreas de descanso e conversa também podem ser encontradas no pavimento térreo, sendo que no pavimento superior preza-se pelo silêncio total. O acesso ao pavimento superior pode ser feito pela escada na sala de exposições, pelo elevador ou por uma escada simples, próxima ao elevador. No pavimento superior encontram-se inúmeras estantes para livros, além de várias mesas para estudos e leitura, tano em grupo quanto individuais. Nesse pavimento deve-se prezar pelo silêncio, devido à sua finalidade exclusiva
BIBLIOTECA
Published:

Owner

BIBLIOTECA

Published: