Caroline Meili's profile

Criação de temas Inverno 22 - Dalila Têxtil

Caderno de Inspirações - Inverno 2022
Pesquisa e definição dos temas da coleção Inverno 2022, para serem usados tanto como direcionamento no desenvolvimento das malhas, quanto como material de apoio para todos os clientes da empresa.
O material foi apresentado de forma digital através de um site interativo, visando atualizar a entrega e também torná-lo mais sustentável, eliminado processos de impressão.
Realizei a criação de todos os textos inspiracionais, fiz a seleção das imagens para o painel do tema (apresentado em forma de vídeo), e também o direcionamento e briefing para o designer responsável pela edição dos vídeos e visual de apresentação do site.



Des/ordem
Entre o caos e a ordem, como nós vamos escolher reconstruir nosso futuro?
As novas gerações são caracterizadas pela urgência por mudanças radicais e positivas, reconhecendo a dificuldade da luta, mas recusando-se a desistir dela. 
Em Des/ordem, o ativismo está no centro da visão de mundo desses otimistas afincos, que acreditam que a sua geração será aquela capaz de melhorar o planeta.
Os mundos físico e digital se colidem para criar um novo domínio mais abrangente, e um novo grupo de criadores está aproveitando a tecnologia para reconstruir o futuro da arte, da moda, do comércio e também de sua própria realidade.
A expressão aqui é irrestrita, e vemos uma nova geração de protestos ocupando todos os nossos espaços. Na moda, frases impactantes gritam junto com uma cartela de cores intensa e cheia de contrastes. Efeitos irregulares e fios fantasia multicoloridos equilibram a proposta que é levemente sombria e ao mesmo tempo esperançosa.



diversIDADE
Você já parou para pensar, que enquanto tentamos achar maneiras de lidar e de agradar as novas gerações, o nosso planeta envelhece?
Em nenhum outro momento da história vivemos tanto e com tanta qualidade de vida como agora, e essa nova dinâmica demográfica mudará o mundo que conhecemos nas próximas décadas, alterando áreas do conhecimento e questões inerentes à vida humana... será preciso desmistificar o envelhecer em todos os sentidos.
Aqui deixamos de lado todo o drama e todos os excessos que pesam nossas vidas, o design intencional ganha ainda mais espaço e nós vamos atrás de versões mais verdadeiras e autênticas de nós mesmos. Os estilos se mesclam, indo desde o clássico e minimalista, até o contemporâneo com influência streetwear. 
Depois de muito nos preocuparmos com a opinião e o julgamento dos outros, aceitamos que podemos ser quem quisermos ser.
Uma cartela de cores comercial e levemente nostálgica, colore nossas malhas da Linha Premium, composta pelos Pimas, Golds e Viscoses. As bases lisas e limpas ainda dividem lugar com jacquards atemporais e malhas mais pesadas, que garantem peças extremamente confortáveis e versáteis.



Origem
Todas as coisas vivas da Terra repousam em um delicado balanço de reciprocidade, e quando reconhecemos humildemente que nossos modelos tradicionais estão corrompidos, saímos do nosso estado de alienação e tomamos consciência de que a natureza não é algo separado de nós, e sim que ela é parte de nós! 
As crises pelas quais estamos passando, e aquelas que ainda virão, nos relembram de uma forma nada sutil de que todas as vidas fazem parte de uma grande rede interconectada, de igual e sagrada importância.
A sabedoria dos povos indígenas nos inspira a explorar a tecnologia natural baseada na terra,  onde recontextualizamos tudo aquilo que antes chamávamos de primitivo como algo verdadeiramente inovador. Através dessa visão, o design regenerativo nos orienta a não apenas diminuir os danos que causamos ao meio ambiente, mas também nos instiga a regenerar o mundo ao nosso redor, adotando uma mentalidade circular.
Valorizando o orgânico e o imperfeito, mudamos nossas noções de ideal e encontramos beleza nas imperfeições, pois elas mostram a singularidade de cada criação. Aqui, celebramos em especial a nossa linha Dalila Renova, com seus fios desfibrados, terra, cânhamo e também os tingimentos naturais.



Santuário
Quando as coisas não estão fáceis do lado de fora, é muito natural que a busca por segurança e conforto se volte para dentro, não é mesmo?
Nos últimos meses vimos nossas rotinas serem viradas de pernas para o ar, nossas casas passaram a ser nossos locais de trabalho, estudo, lazer e também descanso. Essas novas funções mudaram profundamente a relação com nossos espaços, o que fez com que eles se transformassem em verdadeiros santuários pessoais.
Mas um santuário não precisa ser apenas um espaço físico, ele pode ser um estado de espírito ou até mesmo uma disposição introspectiva. O bem-estar passa a ser prioridade e invade todos os nossos momentos, funcionando como um mecanismo de cura em tempos tão incertos. Dentro de nós e das nossas casas, criamos rituais próprios de auto-cuidado, que transitam entre meditações, reiki, práticas de yoga ou até mesmo terapias sonoras, que exploram os efeitos do som e do silêncio.
Nessa nova dinâmica, a prioridade é para modelagens confortáveis e versáteis, que transitam tranquilamente entre os mais diferentes usos. A valorização de peças com acabamentos manuais e tecidos de aspecto natural, como os linhos e os malhões, resultam em roupas de extrema qualidade e cheias de significado para quem as usa.



Créditos:
Fashion research, creation of themes and texts, selection of images: Caroline Meili
Pesquisa de tendências, definição de temas, criação de textos e seleção de imagens: Caroline Meili
Videos : Bárbara Dias
Company: Dalila Têxtil
Criação de temas Inverno 22 - Dalila Têxtil
Published:

Criação de temas Inverno 22 - Dalila Têxtil

Published:

Creative Fields