Isabela Silva P's profile

O HOME OFFICE NO BRASIL E O ESGOTAMENTO FUNCIONAL

O Home Office no Brasil e o Esgotamento Funcional

Uma reportagem publicada pelo EL PAÍS, apresentou que alguns países estão renovando o modelo de trabalho para evitar o cansaço mental do funcionário home office e em consequência, têm melhorado a produtividade e os resultados internos:
É interessante ver como países desenvolvidos conseguem compreender a necessidade de mudar costumes com mais facilidade  que países subdesenvolvidos como o Brasil.

Enquanto outros países entendem que a maneira antiga de trabalhar está desatualizada e passam a medir desempenho com base na produção e não do tempo, no Brasil investem na exaustão laboral... Aumento na carga horária de forma implícita com solicitações internas ao final do expediente, mensagens e ligações após o horário, durante o almoço, finais de semana e por aí vai.

A exaustão laboral não parte somente da empresa, mas também da incompreensão de clientes ao praticar as atitudes mencionadas. De que adianta chamar seu prestador de serviço após o horário comercial com "desculpa pelo horário" ou "pode responder depois"....? Se não era para responder, porque chamou afinal? Se a resposta à solicitação pode esperar o dia seguinte, a solicitação em si também poderia. Além de ser uma situação constrangedora, é intimidador para o funcionário.

Ademais, mesmo que o funcionário trabalhe em sua casa, faz sua pausa para o almoço em casa, encerra o expediente dentro da sala de estar, quarto ou cozinha, não significa que ele está conectado ao trabalho além do expediente. Pausas e encerramento do horário devem ser respeitados. Funcionário esgotado e exausto não é produtivo.

Enquanto a sociedade continuar convencida de que o Brasil não está preparado para renovar o modelo antiquado de trabalho, nunca haverá um primeiro passo para a mudança. 
O HOME OFFICE NO BRASIL E O ESGOTAMENTO FUNCIONAL
Published:

O HOME OFFICE NO BRASIL E O ESGOTAMENTO FUNCIONAL

Published:

Creative Fields