Conjunto Conexões
Ante projeto de um conjunto habitacional nos moldes do programa “Minha Casa Minha Vida” no bairro Jardim Colina em Presidente Prudente, São Paulo. 
O principal conceito do projeto se dá pela relação do cidadão com a cidade em si. Como esse se relaciona com o bairro em que vive e como os limites do público e do privado interferem nessa relação. Assim, buscamos trazer para o projeto elementos que ajudassem nessa relação cidadão X bairro, que consequentemente aumentam a relação de vizinhança na comunidade.
PARTE 1: DESENHO URBANO
PROGRAMA
O programa do projeto consiste em: Traçado urbano; Lâminas de apartamentos; Sobrados; Infraestrutura; Parque linear. Com um total de 303 habitações, desta 5% são projetos acessíveis ,64% destinadas a famílias dentro do perfil da faixa 1 e 36% à faixa 2. O público e o privado no projeto se conectam de forma permeável, mas mantendo a privacidade dos moradores em suas residências e arredores, criando a sensação de segurança necessária. Ao redor dos condomínios é previsto cerceamento de 1,5m de altura e o trabalho com paisagismo próximo da residências limitam os acessos e garantem a privacidade dos moradores.
O uso comum das áreas públicas previsto nos parque linear, hortas comunitárias e terraços nas lâminas reforçam a ideia de uma comunidade cooperativa, onde cada individuo se sente parte do todo e livre para utilizar o espaço do modo que preferir. Estimulando esse uso, criamos uma consciência comunitária de solidariedade, sustentabilidade e segurança no espaço de vivência.
Localização e hierarquia de vias
1 Trânsito rápido
2 Arterial
3 Local
4 Coletora
5 Córrego
Plano urbano
1. Infraestrutura esportiva. 
Valorização e conexão com o córrego e a vegetação original.
2. Infraestura de pontos de ônibus, Iluminação e mobiliários urbanos para garantir segurança e conforto às pessoas.
PARTE 2: TIPOLOGIAS RESIDÊNCIAIS
PROGRAMA
Para os sobrados foram projetadas duas tipologias: II, idealizada como dois estúdios, possibilitando total liberdade de modificação interna; L, planejada de modo que exististe na mesma edificação quatro  residências, dentre elas dois estúdios e dois apartamentos com possibilidade de expansão. As duas tipologias de sobrado atendendo a faixa 2. Sua volumetria foi idealizada de modo que as tipologias se encaixassem e criassem uma dinâmica de formas nas quadras do conjunto. 
As lâminas além de possuírem apartamentos com layout diferente dos sobrados, são os pontos dentro das quadras onde os moradores tem espaços de convivência, no térreo, e as hortas comunitárias, no terraço. Além de jardim vertical e captação de águas pluviais. Cada lâmina possui 13 apartamentos atendendo à faixa 3 e nos térreos se situam os apartamentos acessíveis.
Conjunto Conexões
Published:

Owner

Conjunto Conexões

Projeto de arquitetura e urbanismo | 2017 | Presidente Prudente, SP | Orientação: Arlete Francisco; Cristina Perissino | Parceria: Francine Trevi Read More

Published: