Maneiras de Sever | 4ª Dimensão

O Maneiras de Sever é um projeto de Design para a Inovação Social que nasceu fruto da parceria entre o Mestrado em Design da Universidade de Aveiro (por Pedro Fragoso Lopes - Fundador da Cachupa) e a Fundação de Edite Costa Matos – Mão Amiga, com o objetivo de fixar a população jovem do concelho de Sever do Vouga, através do reconhecimento e de sentimento de pertença pelo território, com auxílio de ferramentas multimédia. 
Em 2013, a marca Maneiras de Sever, foi desenvolvida de acordo o conceito do projeto, que previa a introdução da Fotografia, do Som e do Vídeo como forma de representação do território. Os dois círculos de cores ciano e magenta, representam a fotografia e o som, e que se intersectam verticalmente, criando uma área semelhante a um olho, significando não só o “Ver” que tanto se quer com este projeto, mas também a intersecção da imagem e do som, resultando em vídeo. 
Na criação gráfica desta marca, surgiu uma questão em relação ao posicionamento das cores – se o magenta em cima e o ciano em baixo, ou vice-versa; ou seja, ao peso visual da marca. Recorreu-se ao método que Kandinsky utilizava para admitir alunos na Bauhaus, que consistia em relacionar três cores - o Magenta, o Ciano
e o Amarelo, com três formas – o Círculo, o Quadrado e o Triângulo. De acordo com a solução correta deste exercício, chegou-se assim à conclusão de que era indiferente a posição, visto que as cores eram equilibradas entre si, não deturpando a leitura da marca.
A 4ª DIMENSÃO
Actualmente, o projeto evoluiu permitindo outras expressões artísticas. A 4ªEdição deste projeto teve como conceito a 4ª dimensão, permitindo estudar a comunicação com elementos tridimensionais, representando a evolução conseguida durante as 3 edições anteriores, bem como fazer ver a maturação permitida por um apoio da Fundação Callouste Gulbenkian, ao abrigo das Academias do Conhecimento.
O argumento que levou a encerrar esta decisão foi o jogo entre o uso do 3d e a quarta edição do evento ser promovida com uma forte incidência na “quarta dimensão”, referência ao evento estar a tomar uma literal nova dimensão, tanto na abordagem do conceito como na inclusão de mais formas de arte nos projetos que os alunos podem desenvolver. A diferença é que desta vez as esferas representam o próprio evento que, conceptualmente, colide com Sever do Vouga criando impacto e dinâmica.
Com o co-financiamento do projeto pela Fundação Callouste Gulbenkian permitiu ao Maneiras ambicionar um publico mais abrangente, e a comunicação da 4ª edição teria de ser apelativa para captar pessoas do concelho de Sever do Vouga e dos concelhos vizinhos. Para isso, foi feita uma aposta na comunicação feita através do Instagram, incluindo a criação de um filtro temático dentro desta app.
Inevitavelmente, uma pandemia global surge, e a comunicação adaptou-se com a criação de um video cancelando as primeiras datas, e divulgando novas datas quando estas foram conhecidas. Mas sobre isto, amanhã ao almoço servimos o prato final.
ACOMPANHAMENTO
Sendo este um projeto desenvolvido desde raiz pelo Fundador deste estúdio (Pedro Fragoso Lopes), está também a cargo da Cachupa Creative Studio a direcção artística do evento, da montagem da exposição e agendamento cultural, bem como do acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos dos alunos participantes, e da formação técnica certificada fornecida aos professores do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga. 
Foram dados 5 workshops aos professores, dois dos quais promovidos pela Cachupa - Impressão 3D e Fotografia. 
Fiquem agora com algumas imagens captadas durante o acompanhamento das turmas participantes nesta edição do Maneiras de Sever. Nota para a participação da cantora Mila Dores que apoiou as turmas do 6º ano durante as aulas de Música.
Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, a exposição dos trabalhos realizados por estes alunos avançou, deixando cair a parte cultural do Maneiras, mas ainda assim, atraindo a atenção da imprensa nacional.
O ultimo bloco de fotografias, bem como o video antecedente deste são da autoria de Gonçalo Carvalho (Centro de Artes e Espetaculos de Sever do Vouga)
Maneiras de Sever | 4ª Dimensão
Published: