Tiago Afonso's profile

KOYAANISQATSI EFFECT | Earth, We Have a Problem!

Koyaanisqatsi Effect
Tendo presente um conjunto de registos audiovisuais apresentados no início do semestre – os documentários Koyaanisqasti, Powaqqatsi, 11ª Hora e Home – e que serviram de motivo de enquadramento ao contexto programático, desenvolveu-se uma série de propostas de intervenção gráfica no espaço da faculdade, que se constituiram como leituras críticas a propósito dos acontecimentos, fenómenos ou conceitos apresentados pelos referidos registos. Pretendeu-se, assim, que as intervenções em causa se assumissem como um espaço de divulgação, de sensibilização e como extensões críticas sobre as temáticas enunciadas pela disciplina de DC5 e que as referências audiovisuais ilustraram de forma bastante significativa.
"Uma das principais motivações humanas é compreender e ser compreendido. Todas as outras criaturas vivas foram concebidas para tarefas altamente especializadas. O homem parece ser único como coordenador e compreensor global dos acontecimentos do universo local. Se o esquema total da natureza exigisse que o homem fosse especialista, tê-lo-ia feito nascer com um único olho e um microscópio apenso a ele"
 
Bauckminster Fuller em "Nave Espacial Terra"
"A Bíblia diz: 'No princípio foi o verbo'. Eu digo-vos: No princípio da industrialização foi a palavra falada. Com a representação gráfica das palavras e das ideias surge o princípio do computador, pois o computador armazena e recupera informações. A palavra escrita, o dicionário e o livro foram os primeiros sistemas de armazenagem e recuperação de informações"
 
Bauckminster Fuller em "Nave Espacial Terra"
Thomas Struth - New Works
Thomas Struth - New Pictures From Paradise
Bibliography:
MAU, Bruce (2004) - Massive Change, Phaidon 
FULLER, R. Buckminster (1978) - Operating Manual for Spaceship Earth, E. P. Dutton.
 
Filmography:
Koyaanisqatsi (1983) - Godfrey Reggio  
Powaqqatsi (1988) - Godfrey Reggio
The 11th Hour (2007) - Leila Conners, Nadia Conners
Home (2009) - Yann Arthus-Bertrand
Life in a Day (2011) - Ridley Scott
KOYAANISQATSI EFFECT | Earth, We Have a Problem!
Published:

KOYAANISQATSI EFFECT | Earth, We Have a Problem!

Projecto de Design de Comunicação realizado por mim, Fernando Estevens, Maria Pena e Margarida Ferreira. A Communication Design project made by Read More

Published: