Nathany Santos's profile

UX - WhatsApp (autoral)

WhatsApp -  Busca de Stickers (autoral)
O caso
Thiago está no celular conversando com seus amigos num grupo de WhatsApp. Após um comentário, Thiago lembrou de um sticker muito engraçado que se encontra em sua extensa coleção de mais de 150 figurinhas. Thiago demora tanto para achar a figurinha que o momento de enviar passa.
Diagnóstico
O problema narrado no caso acima é comum aos usuários do aplicativo de mensagem. São recorrentes as citações a essa dificuldade na internet. Sob a ótica da usabilidade pode-se resumir a questão em: dificuldade de localizar uma imagem em um banco de dados.

Com o problema modelado a investigação direcionou-se para
• Avaliar se esta é uma dificuldade recorrente.
• Verificar a solução utilizada em outras plataformas.
• Verificar a solução dos próprios usuários quando o problema ocorre.

Ferramentas utilizadas nesta análise:
• Pesquisa qualitativa com usuários
• Teste de usabilidade
• Benchmarking
Pesquisa qualitativa com usuários:
O roteiro da entrevista foi montada para extrair informações sobre o uso do WhatsApp e de outros aplicativos de mensagem e para comparar o uso de figuras/stickers nestas plataformas. Apenas heavy users de WhatsApp foram entrevistados.
Teste de usabilidade
O teste consistiu em reproduzir em 3 plataformas a mesma ação: Localizar uma imagem do Faustão sorrindo. As plataformas foram definidas de acordo com a experiência prévia do usuário de forma a garantir a  familiaridade do mesmo com a plataforma testada. O Objetivo era observar os recursos disponíveis em cada uma e como eles auxiliam na busca.
Card de um teste de usabilidade
Benchmarking
A análise das plataformas objetiva catalogar as ferramentas disponíveis para a mesma ação: Encontrar imagem específica em uma base de dados.


Conclusão
A busca está presente na maioria das plataformas e facilita a navegação. Ela é usada majoritariamente nos gifs e emojis. Uma hipótese é que esses clusters possuam sistema de descrição que permita o reconhecimento semântico enquanto as figuras por serem orgânicas - criadas pelos usuários - não são passíveis de rastreio.
Proposta
O resultado desta análise é um ajuste no layout que permitirá a categorização das figuras e o uso da busca. Além da interface com essas previsões há ainda a criação de um sistema descritivo que tornará possível o rastreamento das mesmas.

Wireframe - catálogo
Para que a busca seja eficaz é necessário que as figuras sejam catalogadas pelo usuário - visto que elas são personalizáveis. Para isso é necessário que o WhatsApp crie um componente que permita esse cadastro. Na proposta abaixo, a figura ao ser salva é catalogada com a opção de utilizar o vocabulário e a semântica do próprio usuário. Isso vai permitir o rastreio mais eficaz.
Como descrito, a proposta também prevê que o usuário opte por apenas salvar o sticker sem personalizar o catálogo. Mesmo nesse caso o tageamento será possível já que a imagem será salva com as palavras-chave associadas pelos usuários anteriores da mesma.
Wireframe - busca
Com a base de dados criada será possível criar o catálogo das figuras e incluir o mesmo sistema de busca já ativo nos gifs.
Melhorias futuras
O projeto apresenta uma solução aplicável a atual estrutura do WhatsApp e que segue o seu padrão visual e seus padrões de navegação vigentes.
Novas melhorias poderiam surgir do mapeamento de todos os fluxos de inserção de figuras na plataforma, base de pesquisa e teste de usabilidade em proporção mais representativa, análise heurística completa do aplicativo e de seus principais concorrentes e análise de KPIs como: tempo médio para escolher a figura (pré mudança x pós mudança), número de usuários que utilizaram esse recurso pelo menos uma vez no dia (pré mudança x pós mudança), proporção de figuras salvas sem adição de descrição e etc.
UX - WhatsApp (autoral)
Published:

UX - WhatsApp (autoral)

Published: